O impeachment!

Com toda a certeza essa é a pauta mais polêmica e mais aguardada por todos. O julgamento final da presidente afastada Dilma Rousseff (PT), provavelmente acontecerá ainda em agosto.

Dilma é acusada de cometer crime de responsabilidade fiscal ao descumprir a Lei Orçamentária vigente em 2015 com as famosas “pedaladas”, os decretos de abertura de crédito suplementar sem autorização do Congresso e por ter se omitido no escândalo de corrupção na Petrobras, além de outras acusações. Dilma nega ter cometido crime e chama o processo de golpe.

A previsão é que o processo será concluído depois das Olimpíadas do Rio. Para que se conclua o processo é necessário primeiro a votação na Comissão Especial do Impeachment no Senado, depois votação no plenário e por fim o julgamento final no Senado Federal comandado pelo presidente do STF, Ministro Ricardo Lewandowski.

Está claro que mais do que ouvir o apelo das ruas, nossos parlamentares ouviram o próprio apelo, pois em conversa gravada, o senador Romero Jucá (PMDB), diz que Dilma deve sair para que se possa estancar a sangria causada pela Operação Lava-Jato. Além disso, o TCU (Tribunal de Contas da União), ao julgar as contas de outros presidentes simplesmente ignorou as pedaladas cometidas pelos mesmos. O que reforça o argumento da defesa, de que este processo não passa de “casuísmo”. Evidente que há descontentamento em relação ao governo da petista, porém afastar um presidente eleito legitimamente pela maioria da população, com acusações que não foram e não são (e provavelmente jamais serão) utilizadas contra outros governantes ,afinal como todos sabemos vários governadores cometem pedaladas e usam decretos de abertura de crédito e nenhum deles é afastado, é sim um golpe, um golpe à democracia. Contudo, esperamos que se abra um precedente e, que a partir de hoje nós cobremos nossos governantes e passemos a querer participar mais da política.

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: