Fidel Castro: Herói ou Tirano?

Neste sábado, dia 26 de novembro, nos deparamos com a notícia da morte do líder da Revolução Cubana, Fidel Castro Ruz. Tal fato só podia gerar polêmica por todo mundo. Assim como em vida, Fidel dividiu as opiniões de todos entre os que lamentam sua morte e, os que comemoram.

Castro foi sim um tirano. Porém é e sempre será um herói. Ao libertar o povo cubano da ditadura de Fulgêncio Batista, Fidel Castro se tornou o herói nacional e, um dos maiores líderes socialistas do mundo, provavelmente o maior da América Latina. Hoje é considerado um símbolo da luta comunista. Curiosamente, optou por um governo ditatorial. Perseguiu os que considerava seus opositores e isolou Cuba da interferência externa. Apesar disso, resolveu os problemas de Saúde e Educação do país.

Tamanhas contradições tornam difícil a tarefa de julgá-lo. Talvez porque não sejamos nós os detentores desse direito. Assim como o presidente Barack Obama disse em seu discurso sobre Fidel, só a história o julgará. O próprio líder cubano disse em um de seus mais famosos discursos, que a história o absolverá. Portanto, se Fidel Castro foi um herói ou um tirano, só a história dirá. Sendo assim não comemore sua morte (aliás, nunca comemore a morte de alguém, afinal, isso não é nada legal), mas sim lamente. Por que parte da história da humanidade termina hoje.

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: