Trump eleito. E agora?

Agora é que conheceremos verdadeiramente Donald Trump. Depois de vencida as eleições, mesmo perdendo no voto popular, Trump governará a maior potência mundial por quatro anos.  Seria ele capaz de cumprir suas promessas, como construir um muro na fronteira com o México?

Acho difícil, explico. Como citado acima, o republicano apesar de ter maioria no Congresso, não têm maioria entre a população. Ele obteve 47,5% dos votos, enquanto sua adversária obteve 47,6%, uma diferença miníma ( vale lembrar que nos EUA, não é necessário obter a maioria dos votos populares, basta adquirir a maioria dos delegados, ou seja, vencer em estados com o maior número de delegados).  Isso indica que, se Trump tomasse medidas tão impopulares quanto as prometidas, causaria uma revolta nacional. É claro, tudo no campo da hipótese.  Repito, só saberemos o que realmente vai acontecer depois da cerimônia de posse, até lá tudo o que for dito é especulação.

Aqui no Brasil, a vitória de Trump não tem grande impacto imediato. Então, não se preocupe. Ainda. O que pode se dizer, é que existe um fenômeno político atual, que está causando uma alta dos partidos de extrema direita no mundo todo, vide  Alemanha, Grécia, Turquia e, até mesmo as eleições municipais daqui. Os reflexos dessa “guinada mundial à direita”, devem ser vistos em 2018 nas eleições presidenciais. Seja com as crescentes de Jair Bolsonaro e PSDB, ou com a queda de PT e companhia.

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: