Eleições 2016: Conheça melhor Luiza Erundina do PSOL
Luiza Erundina de Sousa, 81 anos, é assistente social e deputada federal pelo PSOL, partido de estrema esquerda ao qual se integrou no início do ano, após deixar o PSB e anteriormente o PT. Erundina foi prefeita de São Paulo em meados da década de 90, pelo Partido dos Trabalhadores, onde ganhou grande notoriedade. Foi vereadora e chefe do extinto Ministério da Administração Federal.
Dentre as propostas apresentadas pela candidata ao TSE, são as principais:
Desenvolvimento Econômico:
- Criação do “Imposto Voluntário”;
- Aumento de IPTU de residências de alto padrão.
Mobilidade Urbana:
- Continuar e, sobretudo, aperfeiçoar o programa de redução de velocidade nas vias;
- Avançar numa política tarifária social.
Saúde:
- Defesa radical de um SUS público, gratuito, de qualidade para todos e todas, completamente estatal, pondo fim aos contratos com entes privados na gestão indireta de serviços públicos, por meio de programa de transição que não reduza a assistência ao povo.
Educação e Cultura:
- Revinculação, na Lei Orgânica do Município, de 30% da receita líquida de impostos e transferências para a manutenção e desenvolvimento do Ensino (MDE), bem como a revisão dos contratos terceirizados, a ampliação do números de vagas em CEIs (Centros de Educação Infantil) diretos e congelamento das matrículas atuais em CEIs indiretos;
- Criar o Fundo Municipal de Cultura;
- Avançar e consolidar o programa SpCine;
- Implantação do Museu da Cidade;
- Criar emissora de TV e Rádio que sejam da sociedade.
Destaca-se nas propostas da candidata, o combate ao pensamento neoliberal das políticas de privatização.
Fato curioso: Erundina veio da Paraíba para São Paulo, muito pequena mas, considera a capital paulista sua cidade do “coração”. Outra curiosidade, é que Michel Temer, atual Presidente da República, foi vice na chapa de Luiza, nas eleições municipais de São Paulo em 2004, que ainda se encontrava no PSB.
Caso haja alguma dúvida ou curiosidade sobre as propostas de governo da candidata do PSOL, basta acessar o plano de governo completo aqui. Amanhã encerraremos nossa série sobre os candidatos a prefeitura de São Paulo, conhecendo a candidata do PMDB, Marta Suplicy. Então, até amanhã!!!