Janeiro: Novos ministros e Lula na justiça

O mês de janeiro, que geralmente é mais tranquilo na política, já está agitando Brasília. Ministros estão pedindo demissão e Lula será julgado. Confira a análise do que vem por aí.

É meus amigos, o ano nem começou direito e a política volta ao noticiário. Primeiramente, com a questão dos desembarques dos ministros do governo Temer que vão disputar as eleições. O movimento já era previsto, mas o que está causando polêmica mesmo são os nomes dos substitutos. Principalmente a da deputada federal Cristiane Brasil do PTB, a nova ministra do Trabalho.

 O nome a primeira vista não leva a nada, porém é preciso lembrar que Cristiane é filha de Roberto Jefferson, presidente nacional do PTB, aquele que delatou os colegas corruptos no esquema do Mensalão do PT. E como se não bastasse a deputada foi delatada por executivos da JBS como receptora de propina. Fora isso, o que chama mais atenção são as duas condenações que a nova ministra possui justamente na justiça trabalhista.

Aí vai a pergunta: existe alguém melhor para assumir a pasta do Trabalho no governo Temer? Tirem suas próprias conclusões.

O que vem aquecendo as conversas sobre política, no entanto, é o julgamento do ex-presidente Luis Inácio Lula da Silva no TRF-4 em Porto Alegre no dia 24. Sempre envolvendo muita polêmica, o resultado da votação na 8ª turma da corte pode sim impactar nas eleições. Afinal, o petista é o atual líder nas pesquisas de intenção de voto.

Pois bem, o que temos de ter em vista é que se Lula for derrotado no tribunal, toda a lenda que o cerca permanecerá intacta e pode até ganhar força se bem explorada por seus apoiadores. Então, para mim, fica clara a necessidade do ex-presidente ser derrotado nas urnas. Só o declínio no pleito de outubro daria o tiro de misericórdia que encerraria de vez o mito Lula. Há o risco de uma vitória, porém é pequeno se comparado as chances de derrota. Mas essa é uma outra história…

E você o que acha da nova ministra do Trabalho? E Lula, deve ser condenado ou não?

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: