Por que Lula ainda está na frente?

Sim, Lula é o favorito para as eleições gerais do ano que vem. Nem o mais otimista dos petistas pensaria nessa possibilidade depois de tantas denúncias e da condenação contra o ex-presidente.

As explicações são as mais variadas. Veja algumas delas:

Perseguição política

Foram tantas as denúncias e acusações contra Lula, que a tese de que ele estaria sofrendo uma perseguição política de seus adversários ganha cada vez mais força. Se é verdade ou não, só saberemos n daqui alguns anos. O fato é que se defender dessas acusações usando essa justificativa vem se tornando algo muito mais corriqueiro nas falas do ex-presidente.

moro-lula
Petistas acreditam em perseguição de Moro contra Lula. (Fonte: Revista Veja)

Lula x Bolsonaro

Outra tese muito discutida é de que Lula seria uma espécie de antídoto para a crescente extrema-direita, representada por Jair Bolsonaro, segundo colocado nas pesquisas.

PSDB enfraquecido

O PSDB se tornou o partido mais rejeitado na atualidade, muito por conta da indecisão de seus caçiques em relação as denúncias contra Temer. A ala próxima do governador de São Paulo Geraldo Alckimin e do prefeito João Dória defende a saída da base aliada. Já a ala ligada ao senador Aécio Neves defende a permanência, pois o presidente vem protegendo Aécio e seu mandato.

Este último aliás, também é uma das causas da impopularidade do partido. Afinal mesmo depois da chuva de ataques envolvendo seu nome, ainda veio a famosa gravação de Joesley Batista, onde o senador pede 2 milhões de reais em propina ao empresário. Praticamente cravando sua sepultura política.

E pensa que acabou? Tem mais. O partido está rachado com a possível candidatura de Dória à presidência. Há aqueles que preferem Alckimin e os que defendem o prefeito de São Paulo.  O tucano chegou cogitar uma candidatura pelo DEM.

alckmdoria
Dória e Alckimin são a favor de saída do governo Temer. (Fonte: G1).

Outros possíveis candidatos aparecem correndo por fora, mas sem força na reta final.

Agora, convenhamos, Lula não é e nuca será uma boa alternativa para o país. Já foi, em 2002. O momento é de renovação. Precisamos nos virar para algo fora do eixo PT – PMDB – PSDB. Um nome jovem, com ideias novas. E quando digo ideias novas, não falo de ideias que nos levem ao retrocesso como sugerem alguns candidatos e partidos da direita – cristã. Só assim vamos voltar a crescer economicamente e socialmente.

E aí, o que acha? Deixe seu comentário.

Um comentário em “Por que Lula ainda está na frente?

  • 04/10/2017 em 12:11 pm
    Permalink

    Concordo plenamente sobre renovação, até mesmo pq o modelo PSDB / PT / PMDB se mostra irremediavelmente infectado pela corrupção. Não que os outros partidos estejam isentos, mas esse eixo movimentou os bastidores da grana por décadas. Já chega!! O problema é que existe uma inércia q leva as pessoas a não enxergar alternativas e pior, continuam perpetuando a polarização entre PT e PSDB mesmo com as evidências de corrupção de ambos os lados. A saída é justamente uma mudança de postura no pensamento político do brasileiro. Enquanto o povo não tomar ciência de que ELE é quem decide e que os problemas não se resolverão por elegermos um mártir qualquer, sempre voltaremos a esse mesmo ponto. Se for eleito, tem de fazer o q o POVO decidir, se necessário através de plebiscitos ou outra forma de consulta qquer, e, se não corresponder TEM DE CAIR FORA e pronto!!!

    Resposta

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: